Se Comprometa!

fevereiro 17, 2016

Oi gente...

quero falar um pouquinho sobre o vídeo da Bel Pesce que está rolando no facebook. Ela lê a carta que Mark Manson escreveu sobre o Brasil.


Como ela mesma diz, essa carta precisa se espalhar rapidamente, pois é brilhante e esclarecedora.

Eu concordo com muitas coisas que o cara diz, e me sinto orgulhosa por nadar contra a corrente. Esse vídeo veio em um momento de grande reflexão da minha parte sobre a minha própria personalidade.

Comecei a pouco um curso de eneagrama (vou fazer um post explicando sobre o curso, é maravilhoso e todo mundo deveria fazer, na minha opinião)e tenho observado como meu tipo de personalidade é muitas vezes incompreendido.

Eu sou o chamado Tipo 8 no eneagrama, o confrontador. Não vou entrar em tantos detalhes porque são muitos, mas basicamente sou conhecida por ter uma "personalidade forte" e por gostar de conflitos. Aff!

Numa boa, eu não gosto de conflitos, mas realmente ao longo da minha vida me vi metida em muitos deles. E sabe por que? Eu odeio injustiça, tenho pavor de gente que se acha esperta e não consigo me calar diante de certas questões.

Sei que meu jeito afasta muitas pessoas, mas tenho aprendido que preciso melhorar a dose da minha raiva e indignação, e também o meu tom de voz, nem sempre as pessoas me escutam da maneira que estou realmente querendo me expressar.

Mas o que tudo isso tem a ver com o vídeo da Bel? Eu explico e exemplifico. 
Fomos esse fim de semana comer comida japonesa e no instagram do restaurante dizia que o casal tinha desconto. Estávamos em 8 pessoas ou seja 4 casais.
Só que um desses casais era formado por duas mulheres, no caso, eu e minha mãe. E para minha surpresa na hora da conta o restaurante cobrou 3 casais e o meu e da minha mãe sem a promoção.

Imaginem a minha indignação?! Tentei argumentar com o garçom mas ele obviamente não parecia ter QI suficiente para entender ou não estava disposto a dar o devido desconto. Até aí tudo bem, acontece, mas qual não é o meu espanto quando todos da mesa resolveram que precisavam me calar.

É sempre a mesma coisa, pra que criar confusão? Tá bom a gente divide! Você gosta de discutir! Não vale a pena!
Não vou falar palavão no blog, mas PQP ninguém se compromete. Todo mundo fica calado e a errada sempre sou eu!

Como Mark diz, vocês não vão gostar de escutar isso, mas a verdade é que o brasileiro tem mesmo essa mentalidade pequena e contra o bem de todos. Eu costumo chamar isso de egoismo, de se preocupar só com o próprio umbigo. Não tem país que vai pra frente assim.
O exemplo que eu dei foi particular e só tinha pessoas do meu convívio social, e mesmo assim  ninguém se comprometeu. Imaginem se fosse com um desconhecido então?!

Eu não gosto de brigar, mas não me conformo com injustiça com quem quer que seja, e muito menos compactuo com o famoso jeitinho brasileiro. Sou vista de forma radical por alguns quando não defendo os falsos injustiçados pela vida que só fazem coisa errada. Tenho pavor de quem passa a mão na cabeça de gente desonesta em qualquer esfera da sociedade.

Tenho muito o que melhorar e evoluir, só que definitivamente acho muito difícil eu perder esse traço da minha personalidade. É como aquele velho ditado:



E você, brasileiro, qual o seu grau de comprometimento com as mudanças que nosso país precisa? A culpa do país estar do jeito que está é sua. Ou você é o egoísta do restaurante que não quer criar cena com o garçom ou você é aquele que não se importa de argumentar e defender o direito que é devido, só tem dois lados, de qual você está?!

Pra quem quiser ler o texto, aqui o link!

Beijos...     

Posts relacionados

0 comentários